Tie-Dye: 5 Dicas INCRÍVEIS pra usar no dia a dia

1331

Apesar de parecer uma moda recente por estar sendo muito utilizada pelos jovens e adolescentes de hoje, o Tie-Dye é uma técnica de estampa milenar que surgiu no Japão por volta do séc. VI, conhecida como shibori .

Durante muitos anos foi difundida na Ásia e África e cada país tinha uma técnica diferente para tingir e amarrar, criando padrões de cores e formas únicos que representavam muito da cultura local.

O Tie-Dye só se popularizou no ocidente durante o movimento hippie que surgiu em meados dos anos 70 e adotou a estampa como identidade.

As roupas de aparência alegres e coloridas, ganharam fama na mídia sendo muito utilizada por músicos e artistas, associadas às revoluções sociais e liberdade de expressão.

A estampa nunca deixou de ser usada, frequentemente retorna às passarelas como tendência, e voltou com tudo durante a quarentena pela onda de customizações criativas e difusão do conceito “DYI” (sigla em inglês para o tempo “faça você mesmo”).

Como usar o Tie-dye para arrasar nos looks

O próprio nome já nos traz spoilers de como é feito: “Tie-Dye” no inglês significa amarrar e tingir”.

A técnica que utiliza tinta e corante para colorir tecidos com estampas criativas através de manchas em dégradé, está fazendo sucesso nas redes sociais e se tornou uma das principais tendências atuais da moda.

Você pode fazer a sua própria customização em casa para dar uma cara nova à uma peça usada ou até mesmo para vender e garantir uma renda extra no fim do mês.

Você encontra o passo-a-passo de como fazer o seu Tie-Dye aqui.

Selecionamos 5 idéias para você se inspirar :

TONS NEUTROS E SÓBRIOS

As roupas Tie-Dye costumam chamar atenção por suas cores vibrantes e chamativas, em tons neons ou pastéis. Mas se você é uma pessoa mais discreta e prefere roupas em cores sóbrias e menos chamativas, a dica é: Cores neutras combinadas com peças clássicas.

Uma boa sugestão é investir em tecidos mais nobres como linho e seda para compor o look. Isso vai deixar seu visual muito mais elegante, sem deixar de lado a pegada moderna que a estampa tie-dye acrescenta no estilo.

TIE-DYE
Foto: Reprodução

ABUSE DAS CORES

Há quem diga que no Tie-Dye quanto mais cores melhor! Se você concorda, não tenha medo de se jogar!

Recomendamos que combine peças super coloridas com jeans ou outras peças de cores mais neutras, sem muitos detalhes. Isso vai deixar seu look mais harmônico e vai valorizar mais, dando destaque para o que importa: a estampa!

manu
Foto: Reprodução

CONJUNTOS TIE-DYE

Eles são os queridinhos das blogueiras fashionistas. O legal de adquirir um conjunto é que você também pode utilizar as peças separadas, combinando com outras do seu armário.

Aposte nos conjuntos para elaborar looks bem descontraídos e confortáveis, que podem ser usados em casa ou na rua.

tie-dye
Foto: Reprodução
conjunto
Foto: Reprodução

JEANS + TIE-DYE

Que o jeans é uma peça coringa no armário a gente já sabia, contudo, com a customização tie-dye ele fica ainda mais moderno e despojado.

Fica ótimo com uma regata branca ou uma camisa de linho e salto alto para compor um look mais social.

Tie-Dye
Foto: Reprodução

VESTIDOS COM ESTAMPAS TIE-DYE

Por ser uma peça única, é super prático e versátil! Você pode apostar em modelos longos, curtos ou midi, composições com cores mais chamativas ou monocromático.

O Tie-Dye aqui é uma ótima opção para dar aquele toque moderno e casual no visual. Use a sua criatividade!

vestido
Foto: Reprodução

AINDA ESTÁ INSEGURA?

Separamos algumas dicas extras para te ajudar a se jogar na tendência do momento:

  • Adeque a estampa ao seu estilo: O tie-dye é bem versátil, então não precisa adotar a linha hippie pra incorporar a estampa no seu dia-a-dia. Utilize peças e cores que tenham a ver com a sua personalidade.
  • Combinar o tie-dye com peças na cor preta vai deixar seus looks com ar mais sério e chique. Ideal para usar à noite ou em ambientes que pedem mais sobriedade.
  • Tons pastéis deixam o visual mais leve e descontraído. É uma ótima escolha pra compor looks de verão.
  • Se você ama cores e quer ousar, combine uma blusa tie-dye bem colorida com uma calça ou short que tenha a cor de um dos tons presentes na estampa.
  • Busque referências! Dê uma olhadinha em blogs de moda e redes sociais para se inspirar.

EXPERIMENTE ESSAS PEÇAS

camisa c&a
Foto: Reprodução

Esta camisa da C&A é uma ótima opção para quem faz o estilo mais discreto e quer se aventurar no Tie-Dye.

Pode ser usada mais soltinha e com jeans para compor um visual mais casual ou com uma calça de alfaiataria, por exemplo, que vai deixar o look mais elegante e moderno.

Este estilo é ótimo para ser usado no trabalho ou pra sair pra jantar num restaurante mais sofisticado.

kimonoq tie dye
Foto: Reprodução

Outra peça ótima para ter no guarda-roupa é o Kimono. Ele dá um up naquele look básico, deixando a produção muito mais fashion!

Este kimono da C&A traz a estampa Tie-Dye em tons de azul que vai ficar excelente numa produção para um dia de praia ou um passeio no parque.

moletom tie dye
Foto: Reprodução

Tudo que a gente quer em um dia frio é uma cama quentinha e um moletom confortável, né?

Melhor ainda se além disso a roupa for fashion e colorida! Este moletom da Riachuelo é uma boa pedida para ficar bonita em casa no inverno e até mesmo num passeio despretensioso pelo bairro.

tenis tie-dye
Foto: Reprodução

SIM, a moda tie-dye pegou até nas estampas de calçados! Esse tênis da Renner é uma gracinha e ficará ótimo pra compor o look do passeio de domingo!

Vai ficar lindo com um short jeans lavado e uma regata branca ou até um vestidinho azul ou rosa.

E aí, o que achou? Vamos nos jogar na moda do Tie-Dye?

Se mesmo assim, com todas essas dicas, você ainda não está convencida o suficiente, tá tudo bem! O importante é se sentir linda e segura dentro do seu estilo.

Veja mais: Looks gracinha com roupinhas da Renner