Como lacear sapatos – aprenda a dar fim ao desconforto

163

É bem comum que calçados novos causem dor e bolhas nos calcanhares e dedos, por isso,  muitos desejam aprender a como lacear sapatos e poder utilizá-los com mais conforto.

Quantas vezes vamos à uma sapataria, escolhemos um modelo “baphônico” e assim que colocamos nos pés, já percebemos que vai machucar?

Motivados pelo consumismo e seduzidos pela beleza do sapato escolhido, decidimos por comprar e em casa “a gente vê o que faz”.

O resultado? Bolhas e uma dor pulsante que nos faz perguntar, por exemplo, por quê somos tão teimosos?

Mas já notou que após sofrer por um tempo com a “síndrome do sapato novo”, ele para de nos machucar?

Como lacear sapatos
Foto reprodução

Aprenda de uma vez a lacear sapatos

Caso realizar a troca não for uma escolha aceitável, estas dicas serão de grande valia na sua saga em busca do sapato perfeito e confortável.

Alguns materiais possuem um “tutorial” diferente de como transformar sapatos que machucam em sapatos confortáveis, então fique atento(a) à composição do seu calçado.

Como lacear sapatos de couro:

Você irá precisar de amaciante de roupas e condicionador de cabelos. Sim! Aquele creme que deixa seu cabelo molinho poderá salvar os seus pés da formação de bolhas.

Em um recipiente, coloque uma colher de sopa de amaciante e outra de condicionador. Misture bem, e posteriormente, espalhe na parte interna no calçado, principalmente onde houverem costuras aparentes.

Após isso, calce os sapatos e ande com eles dentro de casa por cerca de 20 minutos. O ideal é repetir esse processo por mais ou menos 3 dias.

Faça o procedimento com cuidado e sem forçar o laceamento, desse modo, você evitará danificá-lo.

Como lacear sapato de bico fino:

Este é um clássico entre as mulheres, e ocasionalmente, as áreas onde machucam são clássicas também.

Basicamente, você precisará de folhas de jornal e de álcool. Faça bolinhas com o papel e então, umedeça-as em álcool, sem que fiquem encharcadas.

Após isso, insira essas bolinhas úmidas na área onde deseja lacear, mas sem fazer pressão exagerada.

Deixe o calçado com as bolinhas secando a sombra por cerca de 1 hora e logo em seguida, deixe ao sol, pelo mesmo tempo.

Passado esse prazo, deixe o calçado com as bolinhas de papel secando na sombra, até que o álcool tenha evaporado totalmente.

Este método é efetivo para sapatos de bico fino e também para modelos delicados, que poderiam ficar deformados com outras maneiras de lacear.

Como lacear sapato sintético:
Como lacear sapatos
Créditos na imagem

Para este tutorial precisaremos apenas de um hidratante corporal de qualquer marca, desde que seja bem espesso, mais grossinho, sabe?

Caso você só tenha um creme mais fluído, poderá acrescentar um pouco de óleo de amêndoas que terá o mesmo efeito.

Para colocar em prática, basta aplicar bastante creme nos pés e calçar os sapatos. Fique com eles por cerca de 30 minutos ou até que perceba que o hidratante foi absorvido.

Após esse período, reaplique o creme e calce novamente. Vá repetindo o processo por aproximadamente 3 horas diárias, por 3 dias ou até que sinta que o sapato se adequou ao formato dos seus pés.

Sapatos de plástico e de couro também poderão utilizar este método.

Como lacear sapato de camurça:
Como lacear sapatos
Créditos na imagem

Para este tipo de calçado, você irá precisar de um secador de cabelos e um par de meias bem grossas (ou de vários pares de meias mais finas).

Não recomendamos aplicar esta dica nos calçados feitos de plástico, pois estes podem deformar com a ação do secador.

Calce as meias até que seus pés fiquem com aparência mais grossa do que o normal. Calce também os sapatos e vá usando o secador na temperatura e velocidade máxima, por toda a área que deseja lacear, mantendo uma distância de segurança para evitar queimaduras..

Faça o procedimento por cerca de 10 minutos e espere esfriar totalmente antes de descalçar. Uma outra dica é andar com os calçados para que eles vão fixando no formato e no modo de pisada.

Sapatos de camurça e de veludo são os principais favorecidos com este método, porém sandálias e peep toes poderão utilizar também.

Como lacear tênis:

Comprou um tênis e ele ficou desconfortável? Relaxe! Tudo o que você irá precisar será de 1 sacola plástica, jornal e água.

Faça algumas bolas de papel e molhe com a água, em quantidade para preencher os tênis. Coloque as bolas molhadas dentro da sacola plástica, tirando o ar e amarrando, mas sem espremer o papel molhado.

Coloque a sacola dentro do tênis, aperte e amarre os cadarços. Deixe secar por 2 ou 3 dias.

Caso o material do seu tênis não desbote ou resseque em altas temperaturas (verifique as informações na caixa), exponha ao sol nas primeiras horas após inserir a sacola.

O calor deixa o calçado mais maleável. Isso também agilizará, fazendo com que o tênis fique mais confortável em menos dias.

Como lacear sapatilhas:

Você precisará de pomada expectorante canforada (Vick Vaporub ou similar).

Aplique uma boa camada de pomada na parte interna da sapatilha, caprichando na região do calcanhar, dedos e peito do pé.

Coloque a sapatilha e use em casa por algumas horas, para que a pomada auxilie no processo de lacear e também, no encaixe do sapato com os pés.

Repita esse processo por pelo menos 3 dias.

  • Como evitar que um sapato machuque:
  1. Utilizar sapatos fechados em conjunto com uma meia fina diminui o atrito entre a pele e o material do calçado.
  2. Junto com a meia, poderá aplicar um pouco de talco, que também permite um maior deslizamento dos pés.
  3. Passar hidratante nos pés e utilizar aqueles sapatos que não são muito confortáveis, agilizam o processo de adequação sem que cause desconforto ou bolhas.
  4. Se comprou o sapato para alguma ocasião especial, utilize-o pelo menos 1 semana antes para ter certeza que não irá incomodar na data em questão e também, caso necessário, terá tempo para realizar os procedimentos acima.