Óculos de sol para quem tem o rosto redondo: escolha a armação perfeita

3546

Diferentemente dos demais formatos de rosto, ainda existe muita dificuldade em encontrar um óculos de sol para quem tem o rosto redondo que fique realmente estiloso.

Independente da ocasião, um óculos de sol deixa qualquer look mais elegante, esportivo ou despojado, mesmo sendo um “simples” acessório.

Seja para dias de sol ou para usar com grau de correção como de miopia e astigmatismo, há situações em que ficamos boa parte do nosso dia com eles no rosto.

Há quem compre um modelo e acabe por decidir em deixá-lo de lado, pois acredita que aquela armação não favoreceu ou realçou a sua beleza.

Aprenda a identificar se seu rosto é mesmo redondo

Óculos de sol para quem tem o rosto redondo
Foto reprodução

Para ter certeza que esta é a forma real do seu rosto, prenda seu cabelo para trás e fique em frente ao espelho. Se preferir, imprima uma foto onde seu rosto esteja destacado e alinhado, e contorne-o com um lápis ou caneta.

Notando que não há ângulos retos no contorno que traçou nas bochechas e queixo, e se sua testa é estreita e sua mandíbula não é muito marcada, com certeza o formato do seu rosto é redondo.

Para harmonizar os óculos com este tipo de face é importante identificar os traços retos e angulares na armação.

Opções arredondadas e pequenas não devem ser consideradas, pois farão com que seu rosto pareça mais arredondado ainda, além de deixá-lo mais curto e achatado.

Os modelos arredondados e os de armações mais grossas também não são boas opções. Uma vez que a largura da armação também poderá contribuir para um rosto pesado e em desarmonia.

Regra para escolher armação de óculos de sol para quem tem o rosto redondo

Alguma vez na vida você já ouviu dizer sobre “rosto redondo, óculos quadrado”? Esta regra realmente funciona.

Formatos quadrados, retangulares ou com leve arredondamento são excelentes pedidas! Pois, estes são os que suavizam o contorno e deixam o look mais equilibrado.

Óculos de sol para quem tem o rosto redondo
Foto reprodução

Outra atitude muito comum de quem possui este tipo de rosto é não se abrir para novas possibilidades, rejeitando as opções que o vendedor sugere.

Lembre-se também de não comprar uma armação se estiver em dúvida. Neste caso, tire diversas fotografias com os modelos pré-selecionados, posteriormente vá para casa e com calma, e acima de tudo escolha sem pressa.

Como harmonizar com sua sobrancelha e nariz

A primeira coisa a notar assim que escolher o acessório, é perceber se ele não ultrapassa a linha da sua sobrancelha. O ideal é que ele fique abaixo ou no máximo, não sobreponha a mesma.

Ao que diz respeito a nariz e bochechas, verifique se o arco (onde os óculos se apoiam no nariz) está confortável, e também, se a parte inferior da armação não está apertando as maças do rosto.

Caso algo do que foi falado acima aconteça, o tamanho não está adequado para você e no entanto, será necessário solicitar um maior, se possível.

Óculos de sol para quem tem o rosto redondo
Partes especificadas de uma armação de óculos

Se você está procurando um modelo mais indicado para usar com suas lentes de grau, é importante lembrar, por exemplo, que a lente deverá cobrir todo seu campo de visão.

A charneira (canto externo da lente) deverá ficar posicionada de forma proporcional com o tamanho do rosto, portanto, evitando a aparência de que estão pequenos e estreitos em comparação a face.

Os óculos quadrados geralmente possuem a lente mais comprida, o que ajuda a deixar o rosto mais alongado e em equilíbrio com a armação, porém, se você for do tipo “bochechuda”, essa pode não ser a melhor escolha pra você.

Os óculos retangulares são perfeitos para os rostos redondos que também sejam mais estreitos e com as maçãs realçadas, porquê eles deixam os traços mais leves.

Contudo, uma observação ao optar por este modelo é a espessura da armação e a charneira, que não deverá ficar posicionada “dentro” do rosto, assim fazendo com que a face aparente ser mais curta e achatada.

Outras opções de óculos de sol para quem tem o rosto redondo

Armações que possuem um fio transparente na parte inferior da lente também são excelentes por terem um acabamento leve e quase imperceptível.

Outra opção são as armações de lentes levemente arredondadas, com cores mais neutras e que, consequentemente combinem com seu tom de pele.

Caso ainda esteja em dúvida e queira testar virtualmente alguns modelos e ter mais certeza do que procurar quando for até uma ótica, visite o site oficial da Óculos World e confira.